4º tri 2021

PIX Cobrança, como funciona essa nova modalidade PIX?

Foi criado como alternativa aos boletos bancários e pode ser utilizado por emissores de cartões, indústrias, lojas e varejo, bancos e demais emissores de boleto.

O que é PIX Cobrança?

O PIX Cobrança é uma alternativa de boleto bancário introduzida pelo Banco Central as empresas que desejam ter os recursos disponíveis no momento do pagamento. Essa funcionalidade permite com que qualquer empresa emita um QR Code personalizado que realiza cobranças automáticas ou com data futura.

Como o PIX Cobrança funciona?

Para fazer a cobrança com essa modalidade, basta gerar um QR Code dinâmico para o pagamento no mesmo momento ou para um pagamento com data futura. Ou seja, idêntico ao boleto tradicional, mas a liquidação do valor se dará no momento do pagamento e não até D+3.

Nessa nova modalidade, é possível gerar cobranças com informações adicionais além do valor do pagamento. Portanto, ao gerar uma Cobrança PIX, é possível também informar data de vencimento e data limite, juros, multas por atraso ou descontos.

No pagamento, o cliente da instituição financeira efetua a leitura desse QR Code e realizar o pagamento ou agendamento (caso esteja em data futura), e após o pagamento os valores são debitados do pagador e creditado no recebedor de forma instantânea.

Conheça nossa solução PIX Cobrança!

Geração de Boletos e Cobranças integrada a sistemas de arrecadação via arquivos CNAB (400, 240, 750, etc.) ou via API QR Code para geração sobre demanda.


E saiba como de forma automática, quando o boleto foi pago direto no seu sistema, reduzindo a necessidade de conferência (cara-crachá)

Venha conhecer

Existem tarifas para usar o PIX Cobrança?

O PIX, de modo geral, é um serviço gratuito, mas de acordo com o Banco Central, o custo do PIX Cobrança para as instituições financeiras é de R$0,01 a cada dez transações, já para microempresários individuais (MEIs), empresários individuais e pessoas físicas quando o uso é comercial, ele pode ser tarifado dentro de 2 circunstâncias:

  1. Recebimento de recursos por QR Code Dinâmico (PIX Cobrança);
  2. Recebimento de mais de 30 transações com PIX no mês, por conta, por meio de QR Code estático, chave PIX ou inserção manual dos dados. Neste caso, a tarifa pode ser praticada a partir da 31ª transação.

Contudo, o pagador não poder ser tarifado ao utilizar essa modalidade.

Diferença entre PIX e PIX Cobrança

A principal diferença entre o PIX para o PIX Cobrança é que essa nova função permite pagamentos via PIX usando o QR Code para datas futuras com cálculos de juros, multas e descontos.

PIX cobrança x boleto bancário tradicional

Inúmeros fatores levam a crer que o PIX Cobrança é a evolução natural dos boletos, e vantagens podem ser observadas em diferentes segmentos, como em empresas da cobrança na geração de boletos com valores atualizadas para pagamento no mesmo dia, sabendo que alguns emissores não conseguem hoje emitir boleto para o mesmo dia e levando em consideração as restrições de horário na compensação de boleto bancários

O tempo de compensação do boleto bancário tradicional é de 1 a 3 dias úteis. Isso acontece porque o pagamento precisa ser efetuado à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). Além disso, ele funciona apenas nos dias de semana, das 8h às 22h.

Já o PIX Cobrança, por sua vez, é instantâneo, demorando até 10 segundos para sua liquidação, e funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, assim o recebedor terá o valor da cobrança disponível no momento do pagamento, facilitando o controle financeiro do negócio.

O QR Code do PIX Cobrança tem uma qualidade e facilidade de leitura melhor que os código de barras, esse que basta ficar um pouco apagado que já não tem mais leitura.