ANTIFRAUDE para Pix

Solução Antifraude Pix, mantenha sua instituição Financeira e Seus Clientes Protegidos.

Prevenção a Fraude no Pix para Pagadores e Recebedores, tanto Pessoa Física e Jurídica (PF e PJ), mais Bloqueio Cautelar que possibilita a Medida Especial de Devolução (MED).

Construído sobre a mensagem Pix, com regras customizáveis para transações ISO 20022.

Feito para o Pix

Score de Fraude

As transações são analisadas e baseadas em modelos preditivos, gerando score de Fraude.

Behavior

Behavior

Análise comportamental das transações por meio do nosso módulo GMCC e limites transacionais (dia/hora).

Agilidade

Agilidade

0.098 segundos, é tempo que se leva para analisar uma transação.

FUNCIONALIDADES Principais funcionalidades do CORNER PIX: ANTIFRAUDE

ByPass Temporário

Criação de exceções temporárias para determinadas transações

Lista Flexível

Permite diferenciar automaticamente clientes na ordem do processamento de regras

Callback

Notificação automática ao sistema legado de transações enviadas para análise

Relatórios

Exportar informações detalhadas para gerenciar suas operações

Regras

Regras parametrizáveis através de uma interface intuitiva e com personalização por meio da integração dos dados não sensíveis do DICT e do SPI.

Monitor de Alertas

Acompanhamento e validação dos alertas das transações com suspeita de fraude, configuradas através de regras automática ao sistema legado de transações enviadas para análise

BackOffice

Derivação de transações para que as equipes de fraude investiguem facilmente os alertas de atipicidades

Anonimização

Toda a análise e aplicação das regras são descaracterizas, ficando protegido contra vazamentos

INTEGRAÇÕES como utilizar o Corner Pix: Antifraude

Nativa

O Corner Pix: Antifraude a partir da versão 2.0 conta com integração nativa à mensageria do Corner Pix: SPI/X, facilitando, ainda mais, as funcionalidades que possibilitam a análise de transações via Pix em poucos segundos, com toda a agilidade, segurança e precisão na identificação de fraudes ou golpes.

API

Integração via API, usando campo da mensagem Pix e completo tratamento da ISO 20022.

SISTEMA ANTIFRAUDE PARA O Pix PREVENÇÃO A FRAUDES USANDO REDES NEURAIS

Criado para analisar todas as transações Pix, ou seja, tanto de Pagadores ou Recebedores do sistema de pagamentos instantâneo (Pix), da instituição, e trazendo para a sua instituição:

  • Preservação da imagem instituicional - a Sua Instituição não quer ter a imagem associado a fraude e carregar esse estigma;
  • Sempre atualizada conforme decisões do regulador - O Antifraude tem como política manter-se atualizado conforme políticas e regulações, a fim de cumpri todas as decisões
  • Redução dos custo operacionais e reembolsos - Com a redução de fraudes, custo para devolver a quantia envolvida e demais custo também serão reduzido.

A Rede Neural que compreende o módulo Antifraude, é o resultado de modelos preditivos continuamente treinados e amplamente utilizados por instituições clientes da Plataforma Corner Pix e presente em inúmeras soluções da C&M Software.

ISO 20022

A ISO 20022 é uma norma internacional elaborada para o desenvolvimento de mensagens para a indústria financeira e é uma das bases do Pix.

Em junho de 2016, foi constituído o Subgrupo ISO 20022-Transferência de Fundos (SG-ISO20022-TF), no âmbito do GT-Mensagens-SPB, com o objetivo de avaliar se o padrão internacional de comunicação ISO 20022 supre as necessidades dos negócios existentes no cenário brasileiro, no que tange às transferências de fundos.

Conforme o BC, o padrão ISO 20022 atende as necessidades de troca de informações no que tange as transferências de fundos relacionadas ao SPB, sendo necessárias pequenas alterações em algumas mensagens ISO 20022, para inclusão de informações não previstas atualmente no padrão internacional.

Resolução BCB n° 177 de 22/12/2021

Com a atualização do manual de penalidades Pix (Resolução BCB n° 177), a parte do que se trata o "mecanismos robusto" de antifraude, está mais literal e direto quando se trata do que seriam esses mecanismos e onde deve ser colocado.

No Art. 5º, inciso III, alineas:

  • b) deixar de adotar mecanismos essenciais de segurança, na implantação de aplicativos, Application Programming Interfaces (APIs) e quaisquer outros sistemas relacionados ao Pix, que possam comprometer sensivelmente a segurança do Pix ou a segurança e privacidade de dados de seus usuários;
  • d) tendo conhecimento de aumento no número de ocorrências de fraudes ou de infrações relacionadas à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, não implementar medidas mitigadoras eficazes para enfrentar o problema.

Com valor base para multa iniciando em R$1.000.000, 00 (um milhão de reais).

GE-SEG

A C&M Software como a Primeira PSTI do mercado, é uma das mais ativas no Grupo de Segurança, contribuindo para a melhoria e desenvolvimento do antifraude e segurança desde o início do SPB.

  • PSTI mais ativa no GT-SEG;
  • Participação no Fóruns;
  • Participações nos grupos de trabalho;
  • +250 Colaborações e sugestões;
  • Promove grupo trabalhos internos;
  • Desenvolvimento do Antifraude junto aos clientes.